O PIOR TEXTO PARA O CESSACIONISMO
por Vincent Cheung
“O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas
cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte
profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito
desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e
raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de
menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas,
então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei
plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido” – 1 Coríntios 13:8-12
Cessacionistas muitas vezes apelam à esse texto para apoiar sua
doutrina. Isso é estranho, porque é um dos piores textos para essa finalidade,
e é um dos textos mais fortes para as manifestações contínuas do Espírito. Ele
implica a condição exata em que cada dom cessará, e porque ele faz isso de
forma definitiva, ele também garante que cada dom deve continuar até que a
condição se torne realidade.
Os versículos 9 e 10 dizem: “Pois em parte conhecemos e em parte
profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito
desaparecerá”. A atenção é frequentemente centrada sobre o significado de
“perfeição”. Cessacionistas afirmam que a perfeição refere-se à conclusão da
Bíblia, e porque a conclusão da Bíblia chegou, isso significa que a profecia
cessou.
A suposição de Paulo
O apóstolo tem em mente uma suposição sobre a forma como os dons
cessarão e a sua declaração é uma aplicação deste princípio de modo abrangente.
Ele coloca a profecia sob a categoria de conhecimento. Ele diz que é um
conhecimento parcial, não um conhecimento completo, que naturalmente cessaria
quando o conhecimento completo chegasse. Um dom do Espírito oferece uma parte,
um sinal ou uma antecipação daquilo que pertence à sua categoria. Desde que a
profecia venha sob conhecimento, dispõe um pouco de conhecimento. Assim que
recebermos a realidade do conhecimento completo, não precisaremos de uma
antecipação do conhecimento completo.
Portanto, um dom cessa quando os efeitos que ele produz já forem
entregues de forma permanente e máxima. Um dom cessará quando nós recebermos
mais do que este dom poderia oferecer nessa categoria. Um dom cessa quando
tivermos, como uma possessão natural e permanente, aquilo que o dom oferece
como uma manifestação milagrosa. Um dom cessa quando a sua função se torna
redundante e sem sentido. Logo, o tempo que sucede a cessação dos dons é um
tempo com mais de tudo o que é oferecido pelos dons, e não com menos de tudo.
Este pressuposto é evidente por trás da declaração de Paulo.
Efeito máximo
Um ponto essencial desse pressuposto é que um dom cessa quando nós
recebermos o efeito máximo daquilo que esse dom especial poder oferecer. Assim,
Paulo não diz: “Agora, em parte profetizamos, mas quando recebermos a saúde
total, a profecia cessará”. E ele não diz: “Agora, nós ministramos cura aqui e
ali, mas quando nós recebermos o conhecimento total, a cura cessará”. Ele
permanece na mesma categoria. Ele diz que a manifestação do conhecimento
parcial cessa quando a manifestação do conhecimento completo chegar.
Em outras palavras, a vinda do conhecimento completo pode encerrar
apenas os dons que estão sob o conhecimento. Isso não nos diz nada acerca dos
dons que estão sob outras categorias. Somamos a isso o fato de que nada no
texto sugere que outros dons em diferentes categorias deverão terminar ao mesmo
tempo. O resultado é que, mesmo pretendendo que “perfeição” se refira à Bíblia,
os únicos dons nos quais a Bíblia deixaria descansar seriam aqueles que estão
sob o conhecimento. Isso não nos diz nada sobre os dons de cura, milagres, fé,
e assim por diante.
Isso é tão óbvio a partir do texto que é constrangedor ter que
apontar isso. Se você é pobre e pequeno mesmo dando a você todo o dinheiro do
mundo isso não fará você ser mais alto. Você deixaria de ficar pedindo dinheiro,
mas continuaria a ficar perdendo no basquete. Mesmo se nós recebermos a
plenitude do conhecimento, de modo que a profecia cesse, isso não significa que
os dons que produzam outros tipos de efeitos cessam também, porque a plenitude
do conhecimento não os torna sem sentido ou redundante. Quando é que a cura
cessará? Quando recebermos um corpo ressurreto, quando nós recebermos a
imortalidade, e quando a doença se tornar irrelevante. Cura, então, será
inútil. Se os dons cessam, você terá o máximo de tudo o que eles representam.
Cessacionismo total ocorrerá quando recebermos de forma permanente
os efeitos máximos de todos os dons em todas as categorias. Você poderia comer
resíduos radioativos no café da manhã. Você poderia andar sobre as águas como
se fosse cimento. Você, provavelmente, poderia dominar um anjo. Eles não seriam
milagres, porque seriam suas habilidades naturais. O que quer que Jesus pôde
fazer com seu corpo, você poderia fazer, porque você teria o mesmo tipo de
corpo. Você teria acesso total, sabedoria total, saúde total, poder total.
Nesse tempo, os dons iriam, de fato, parecer brincadeira de
criança (v. 11). Compare isso com a nossa condição atual. Eles dizem que agora
nós temos o cessacionismo? Isso é tudo o que nós temos após os dons cessarem?
Então isso é o quanto o cessacionismo solapa nossa redenção. É assim que eles
urinam no sangue de Cristo, como se fosse alguma coisa inútil e ineficaz.
Retornando a profecia
Paulo usa a profecia para ilustrar seu ponto. Ele diz que a
profecia é um conhecimento parcial, e cessará quando o conhecimento completo
chegar. Cessacionistas querem que isso implique no encerramento da Bíblia. No
entanto, a “perfeição” não significa qualquer coisa que seja perfeita, ou mesmo
qualquer coisa que seja perfeita e que transmita conhecimento. Jesus era
perfeito, mas quando ele chegou como um homem trouxe mais profecias e milagres.
O Espírito Santo era perfeito, mas quando ele foi derramado sobre o povo de
Deus trouxe ainda mais profecias e milagres do que quando Jesus estava aqui. A
Bíblia é certamente perfeita e, se nós acreditamos no que ela ensina, ela é o
testemunho escrito por Deus para trazer profecias e milagres para todas as
gerações e todas as nações do mundo.
O que Paulo quer dizer quando se refere à perfeição? Ele escreve:
“Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então,
veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da
mesma forma como sou plenamente conhecido”. Qual é o efeito máximo da redenção
na área do conhecimento do qual a profecia é apenas uma antecipação? É o
conhecimento “face a face”. Vamos “conhecer plenamente”. O significado de
“conhecer plenamente” não é apenas alguma coisa qualquer que seja. Ela é feita
definitiva pelo “como também sou conhecido”. Quando a profecia cessar, você
terá um conhecimento de Deus “face a face”. Você vai conhecer, da mesma forma
que você é conhecido.
Paulo não se refere a um conhecimento potencial, mas a um
conhecimento real, tão real como somos “totalmente conhecidos”. Por mais
perfeita que Bíblia seja, nem mesmo sei totalmente a Bíblia. Somente uma pessoa
extraordinariamente delirante poderia pensar que já conhece plenamente como é
conhecida por completo. O conhecimento “face a face” não deveria precisar de exegese,
leitura, revisão, debate e pesquisa. Se a forma como eu vou conhecer plenamente
é a mesma maneira como sou plenamente conhecido, então, a menos que o próprio
Deus precise realizar exegese, revisão e debate, a fim de me conhecer, o
conhecimento “face a face” não poderia se referir ao que possuímos nesse
momento. Assim, se uma pessoa insiste com seu cessacionismo na base desse texto
por pura determinação, embora, mesmo assim, só possa ser aplicável a profecia,
ela perde o seu Deus e, assim, também a sua salvação.
Pior do que os carismáticos
Pela sua utilização desse texto os cessacionistas necessariamente
nos colocam em um tempo após a ressurreição, mas na realidade nós vivemos num
tempo antes da ressurreição. Mesmo as piores heresias da escatologia,
geralmente vistas nos círculos carismáticos, não atingem isso. A única maneira
de um cessacionista provar que não é um herege é se ele é mais carismático do
que os carismáticos – um bilhão de vezes mais, um trilhão de vezes mais, não só
na doutrina, mas também em poder e experiência – de modo que nas áreas de
profecia, cura, milagres, e tais coisas, o carismático tem apenas um pequeno
sinal daquilo que o cessacionista tem como possessão natural.
Muitos cessacionistas gostam de falar sobre a abordagem
redentivo-histórica das Escrituras. O princípio é sólido, mas a sua aplicação é
sinistra. Ele é frequentemente usado como uma tática para desviar a atenção
daquilo que o texto claramente afirma. Eles lançam “Cristo!” Em seu rosto para
que você se sinta como um perdedor carnal caso você aponte o que o texto ensina
sobre fé, cura e outros benefícios da redenção. Ouça, a menos que um texto diga
o que diz, ele não pode servir a qualquer outro propósito primordial. Se um
texto descreve como uma mulher recebe a cura pela fé está principalmente
supondo nos ensinar algo a respeito de Cristo, então, pelo menos, também nos
ensina que podemos receber a cura desse mesmo Cristo pela fé. Mas eles até
mesmo criticam as pessoas que usam a história de Davi contra Golias para
incentivar a fé. É tudo sobre Jesus, não sobre você. Jesus é o nosso campeão.
Jesus derrotou o diabo para nós. Ótimo! Mas o próprio Davi não era Jesus, era?
ERA ELE? ME RESPONDA!
De qualquer forma, em nome da história redentiva, eles acusam
aqueles que ensinam que podemos receber os benefícios da redenção pela fé como
não tendo compreendido a distinção do “já/ainda não” nas Escrituras. No
entanto, muitos destes benefícios são prometidos para o “já” e não significarão
nada para o “ainda não”. Qualquer coisa como a cura que é dada nesta vida
(Salmo 103:3, Mateus 8:17, Tiago 5:15), não significará nada no tempo do “ainda
não”, porque aí, então, não teremos a cura, mas a imortalidade. Então, quando
nós poderemos ter a cura? Aparentemente, nunca. Eles acusam as pessoas de
ensinarem o triunfalismo mas, se nós ensinamos o triunfalismo, se declaramos
que possuímos os benefícios que pertencem ao “ainda não”, não iríamos ensinar
sobre profecia ou cura – nem mesmo sobre profecia perfeita ou cura perfeita –
mas gostaríamos de reivindicar conhecimento completo e invencibilidade.
A verdade é que os cessacionistas são hereges porque eles declaram
que a próxima fase do plano de Deus já chegou enquanto ainda estamos vivendo
nesta fase, e eles fazem essa reivindicação sem muito triunfo para mostrar.
Eles desejam usar o progresso da redenção para descartar os milagres, mas o
progresso da redenção garante os milagres neste momento, porque a doutrina de
Paulo identifica a condição exata em que os dons cessarão, e a conclusão da
Bíblia, simplesmente, não corresponde. A Bíblia é perfeita, maravilhosa, e
completa, mas não é o que ele está falando aqui. Eles criaram um monstro
teológico. É uma catástrofe intelectual que produziu danos incalculáveis ao
longo dos séculos.
Pior do que os coríntios
Os coríntios estavam em divisão e competição. Assim, Paulo os
instruiu a crescerem e andarem em amor. Alguns deles, que operavam certos tipos
de ministérios, menosprezavam aqueles que estavam envolvidos em outros tipos de
ministérios. Então, Paulo lhes disse para não serem ignorantes sobre as coisas
espirituais. Ele lhes disse que existem diferentes ministérios, mas o Deus é o
mesmo. Existem diferentes dons, mas é o mesmo Espírito que se manifesta através
de várias pessoas para o bem comum. A igreja é como um corpo. Cada parte tem
sua função, e cada parte é importante, por isso, uma parte não deve menosprezar
outra parte. Em vez de competir contra os outros, devemos valorizar e apoiar
todos os ministérios, todos os dons, incluindo aqueles que parecem menos
importantes ou glamorosos. Isso é o que significa andar em amor no contexto da
operação dos dons espirituais.
Assim, carismáticos tendem a reconhecer e respeitar todos os dons,
se eles estão ensinando profecia, cura, ou doação. Por outro lado,
cessacionistas nem sequer reconhecem a existência de, provavelmente, mais da
metade dos ministérios que Paulo lista em suas cartas. Carismáticos imaturos
podem dizer para alguns: “Eu sou melhor que você!” Ou “eu não preciso de você!”
Eles precisam crescer e andar em amor. Mas cessacionistas dizem: “Você não
deveria existir!” Cessacionistas usam 1 Coríntios 13 para ensinar que devemos
andar em amor, em vez de andar nos dons, mas o propósito de Paulo é para que os
coríntios andem em amor enquanto andam nos dons. Assim, cessacionistas rejeitam
ambos dons e amor com que o apóstolo nos ensina. Paulo diz: “Sigam o caminho do
amor e procurem com zelo os dons espirituais” - ele diz para procurar com zelo
os dons, não negar com zelo os dons.
Se você andar no amor, você vai apoiar o ministério da cura mesmo
que você seja mais forte na profecia. Se você andar no amor, você vai apoiar o ministério
do ensino mesmo que o ministério de doação seja mais natural para você. Esse é
o tipo de amor que o apóstolo tem em mente. Esse tipo de amor não faz uma
profissão de exterminar categorias inteiras de ministérios. Cessacionistas
perdem o ponto inteiro de 1 Coríntios 12-14. Eles são crianças, apenas crianças
espirituais. Eles são ainda mais infantis do que os coríntios. Estes diziam:
“Eu sou melhor que você!” E “eu não preciso de você!” Mas os cessacionistas
dizem: “Eu devo acabar com você!” Portanto, cessacionistas representam uma
seção mais herética e imatura da igreja. Cessacionistas são cânceres no corpo
de Cristo. Mas Jesus pode curar cânceres, ou ele pode cortá-los por completo.
Resumo
Esse é o pior texto para o cessacionismo, pelo menos pelos seguintes motivos. Em primeiro lugar, ele realmente não apoia o cessacionismo. Pode-se também usar Gênesis 1:1 para provar o ateísmo. Em segundo lugar, a passagem, de fato, garante a continuação dos dons do Espírito, especificando uma cessação que coincidirá apenas com a ressurreição. Em terceiro lugar, a sua utilização ilustra que falta inteligência e integridade aos cessacionistas, para que seus outros esforços também devam ser examinados. Eles são golpistas, não estudantes. Eu não confio neles para ler uma receita sobre café instantâneo, e muito menos sobre a Bíblia. Deve haver uma reação completa contra o abuso das Escrituras. Deve haver guerra total.
Esse é o pior texto para o cessacionismo, pelo menos pelos seguintes motivos. Em primeiro lugar, ele realmente não apoia o cessacionismo. Pode-se também usar Gênesis 1:1 para provar o ateísmo. Em segundo lugar, a passagem, de fato, garante a continuação dos dons do Espírito, especificando uma cessação que coincidirá apenas com a ressurreição. Em terceiro lugar, a sua utilização ilustra que falta inteligência e integridade aos cessacionistas, para que seus outros esforços também devam ser examinados. Eles são golpistas, não estudantes. Eu não confio neles para ler uma receita sobre café instantâneo, e muito menos sobre a Bíblia. Deve haver uma reação completa contra o abuso das Escrituras. Deve haver guerra total.
Em quarto lugar, o seu uso desse texto faz uma paródia da redenção
de uma forma inigualável até mesmo para o satanismo. Paulo ensina que os dons
cessarão quando seus efeitos máximos forem recebidos, mas os cessacionistas
declaram que já cessaram, sugerindo que a nossa condição presente é tudo aquilo
que Cristo alcançou para nós. Em quinto lugar, ao usar essa passagem para o
cessacionismo eles sugerem que, para nos conhecer plenamente, o próprio Deus
precisa nos estudar da maneira como nós estudamos a Bíblia. Esta é uma
blasfêmia e uma rejeição do Deus cristão. Ela revela que o cessacionismo é uma
religião não-cristã. Em sexto lugar, os cessacionistas se comprometem com uma
escatologia herética. Em sétimo lugar, expõe os cessacionistas como pessoas que
mostram muito menos amor e maturidade do que os coríntios.
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Extraído de:
http://www.vincentcheung.com/2016/03/19/the-worst-text-for-cessationism/
Traduzido por: Dione Cândido Jr.
Extraído de:
http://www.vincentcheung.com/2016/03/19/the-worst-text-for-cessationism/
Traduzido por: Dione Cândido Jr.
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