por Wayne Grudem
É permitido a todos os crentes profetizar? Paulo coloca certas restrições com relação à permissão de profetizar. Ninguém pode profetizar quando mais alguém estiver falando (1Co. 14:30,31), e as limitações de tempo parecem não permitir que todos na congregação profetizem em uma única reunião (1 Co. 14:29). Porém, excetuando-se essas restrições, não existe nenhuma outra limitação no NT quanto ao ato de profetizar [1]. Não há um ofício profético que nos levasse a pensar que somente quem o possuísse pudesse profetizar na igreja nem existia qualquer indicação de que somente os membros da congregação que fossem mais velhos, mais maduros ou mais respeitados pudessem profetizar. Em vez disso, todo crente que tivesse recebido uma revelação e quisesse falar na sua vez poderia profetizar.
Todo crente tem a capacidade potencial de profetizar? Com essa pergunta, queremos saber se todo crente pode um dia profetizar, ou no aspecto negativo, se existem crentes que, por alguma razão, estão desqualificados para atuar como profetas. Nesse ponto, a resposta deve ser a de que essa habilidade potencial é possuída por qualquer um em quem o Espírito trabalhe. Os dons são dados, como diz Paulo, a cada um (1Co. 2:7,11) pelo Espírito Santo e apenas a livre vontade do Espírito (“como quer”, 1Co. 12:11) é que determina quem recebe o dom. Qualquer cristão poderia receber o dom de profecia. Além disso, Paulo insistiu em que todos os coríntios buscassem o dom de profetizar (1Co. 14:1,39), deixando implícito que havia para todos eles pelo menos a possibilidade de que pudessem receber esse dom profético.
Todo crente tem a capacidade real de profetizar? Nesse caso, perguntamos se todos os crentes realmente receberam a capacidade de profetizar. A resposta deve ser negativa. Muito embora Paulo queira que todo cristão em Corinto busque a profecia e outros dons úteis, ele é bastante claro em dizer que não existe um dom que todos os crentes possuam (1Co. 12:8,10,12,14,17,19,20,29,30) e até mesmo especifica quea profecia é uma função não possuída por todos (v. a frase “são todos profetas”, em 1Co. 12:29).
Não há qualquer inconsistência em Paulo dizer que nem todos são capazes de profetizar serão capazes de profetizar, enquanto diz, ao mesmo tempo, que todos devem buscar fazê-lo. Paulo não sabia a qual dos coríntios seria dado o dom de profecia. Ele não poderia selecionar um grupo — como o dos adultos, dos líderes ou dos cristãos maduros — e ordenar que somente aquelas pessoas profetizassem, pois, se agisse assim, excluiria alguns profetas em potencial. Sua única alternativa era fazer exatamente o que fez: encorajar todos a buscar o dom, e, ao mesmo tempo, exortava quem não o havia alcançado a continuar contente e confiar na sabedoria de Deus com relação ao que é melhor para a igreja (1Co. 12:11,15,16,18,28; cf.31).
Outra objeção pode se basear em Atos 19:6, quando alguns cristãos efésios “começaram a falar em línguas e a profetizar”. Embora essa profecia possa ser, em muitos aspectos, similar ao tipo de profecia que encontramos em 1Coríntios, o fato de que aparentemente todos falaram em línguas e profetizaram ao mesmo tempo torna esse episódio bastante diferente do discurso congregacional ordeiro de 1Coríntios. Em vez disso, parece que se trata de um acontecimento dramático e único, confirmando a concessão do Espírito Santo aos gentios, similar ao acontecimento de Atos 2:4 e 10:26, e que esse acontecimento não seria necessariamente repetido na fundação de outras igrejas ou nas vidas subsequentes dos doze discípulos de Éfeso quando começaram a trabalhar no culto.
A objeção final origina-se em 1Coríntios 14:31, onde Paulo diz: “Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados”. Esse versículo não diz que todos podem profetizar?
Na verdade, o versículo não afirma exatamente isso. Ele diz que todos podem profetizar cada um por sua vez — em outras palavras, que todos são capazes de se controlar e agir de modo ordeiro. A expressão “cada um por sua vez” aparece logo no início da frase grega e é colocada entre os termos “vocês todos podem” e “profetizar”, garantindo assim a compreensão do leitor sobre o que está em pauta: não simplesmente a habilidade de profetizar, mas a habilidade de profetizar cada um por sua vez. Esse versículo, portanto, não quer dizer que todos realmente podem profetizar, e sim que todos os membros da congregação podem se controlar se todos realmente profetizam.
A última frase de 1Coríntios 14:31 — “de forma que todos sejam instruídos e encorajados” — mostra o resultado da profecia uma após a outra. Todos os membros da congregação poderiam ser ajudados ou encorajados, porque poderiam ouvir e entender. A outra situação, na qual vários profetizaram ao mesmo tempo, somente permitiria que alguns poucos (ou mesmo ninguém) aprendessem e fossem encorajados, porque ninguém seria capaz de ouvir ou entender tudo o que era dito. Mas se todos os que profetizam fizerem isso um de cada vez, todos ouvirão e compreenderão as palavras e, por isso, todos serão encorajados e fortalecidos.
Portanto, vários trechos dos capítulos 12 a 14 de 1Coríntios mostram de maneira bastante clara que nem todos os crentes realmente tinham a habilidade de profetizar.
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Extraído de:
GRUDEM, Wayne. O dom de profecia. Do Novo Testamento aos dias atuais. São Paulo: Vida, 2004, p.216-19.
É permitido a todos os crentes profetizar? Paulo coloca certas restrições com relação à permissão de profetizar. Ninguém pode profetizar quando mais alguém estiver falando (1Co. 14:30,31), e as limitações de tempo parecem não permitir que todos na congregação profetizem em uma única reunião (1 Co. 14:29). Porém, excetuando-se essas restrições, não existe nenhuma outra limitação no NT quanto ao ato de profetizar [1]. Não há um ofício profético que nos levasse a pensar que somente quem o possuísse pudesse profetizar na igreja nem existia qualquer indicação de que somente os membros da congregação que fossem mais velhos, mais maduros ou mais respeitados pudessem profetizar. Em vez disso, todo crente que tivesse recebido uma revelação e quisesse falar na sua vez poderia profetizar.
Todo crente tem a capacidade potencial de profetizar? Com essa pergunta, queremos saber se todo crente pode um dia profetizar, ou no aspecto negativo, se existem crentes que, por alguma razão, estão desqualificados para atuar como profetas. Nesse ponto, a resposta deve ser a de que essa habilidade potencial é possuída por qualquer um em quem o Espírito trabalhe. Os dons são dados, como diz Paulo, a cada um (1Co. 2:7,11) pelo Espírito Santo e apenas a livre vontade do Espírito (“como quer”, 1Co. 12:11) é que determina quem recebe o dom. Qualquer cristão poderia receber o dom de profecia. Além disso, Paulo insistiu em que todos os coríntios buscassem o dom de profetizar (1Co. 14:1,39), deixando implícito que havia para todos eles pelo menos a possibilidade de que pudessem receber esse dom profético.
Todo crente tem a capacidade real de profetizar? Nesse caso, perguntamos se todos os crentes realmente receberam a capacidade de profetizar. A resposta deve ser negativa. Muito embora Paulo queira que todo cristão em Corinto busque a profecia e outros dons úteis, ele é bastante claro em dizer que não existe um dom que todos os crentes possuam (1Co. 12:8,10,12,14,17,19,20,29,30) e até mesmo especifica quea profecia é uma função não possuída por todos (v. a frase “são todos profetas”, em 1Co. 12:29).
Não há qualquer inconsistência em Paulo dizer que nem todos são capazes de profetizar serão capazes de profetizar, enquanto diz, ao mesmo tempo, que todos devem buscar fazê-lo. Paulo não sabia a qual dos coríntios seria dado o dom de profecia. Ele não poderia selecionar um grupo — como o dos adultos, dos líderes ou dos cristãos maduros — e ordenar que somente aquelas pessoas profetizassem, pois, se agisse assim, excluiria alguns profetas em potencial. Sua única alternativa era fazer exatamente o que fez: encorajar todos a buscar o dom, e, ao mesmo tempo, exortava quem não o havia alcançado a continuar contente e confiar na sabedoria de Deus com relação ao que é melhor para a igreja (1Co. 12:11,15,16,18,28; cf.31).
Outra objeção pode se basear em Atos 19:6, quando alguns cristãos efésios “começaram a falar em línguas e a profetizar”. Embora essa profecia possa ser, em muitos aspectos, similar ao tipo de profecia que encontramos em 1Coríntios, o fato de que aparentemente todos falaram em línguas e profetizaram ao mesmo tempo torna esse episódio bastante diferente do discurso congregacional ordeiro de 1Coríntios. Em vez disso, parece que se trata de um acontecimento dramático e único, confirmando a concessão do Espírito Santo aos gentios, similar ao acontecimento de Atos 2:4 e 10:26, e que esse acontecimento não seria necessariamente repetido na fundação de outras igrejas ou nas vidas subsequentes dos doze discípulos de Éfeso quando começaram a trabalhar no culto.
A objeção final origina-se em 1Coríntios 14:31, onde Paulo diz: “Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados”. Esse versículo não diz que todos podem profetizar?
Na verdade, o versículo não afirma exatamente isso. Ele diz que todos podem profetizar cada um por sua vez — em outras palavras, que todos são capazes de se controlar e agir de modo ordeiro. A expressão “cada um por sua vez” aparece logo no início da frase grega e é colocada entre os termos “vocês todos podem” e “profetizar”, garantindo assim a compreensão do leitor sobre o que está em pauta: não simplesmente a habilidade de profetizar, mas a habilidade de profetizar cada um por sua vez. Esse versículo, portanto, não quer dizer que todos realmente podem profetizar, e sim que todos os membros da congregação podem se controlar se todos realmente profetizam.
A última frase de 1Coríntios 14:31 — “de forma que todos sejam instruídos e encorajados” — mostra o resultado da profecia uma após a outra. Todos os membros da congregação poderiam ser ajudados ou encorajados, porque poderiam ouvir e entender. A outra situação, na qual vários profetizaram ao mesmo tempo, somente permitiria que alguns poucos (ou mesmo ninguém) aprendessem e fossem encorajados, porque ninguém seria capaz de ouvir ou entender tudo o que era dito. Mas se todos os que profetizam fizerem isso um de cada vez, todos ouvirão e compreenderão as palavras e, por isso, todos serão encorajados e fortalecidos.
Portanto, vários trechos dos capítulos 12 a 14 de 1Coríntios mostram de maneira bastante clara que nem todos os crentes realmente tinham a habilidade de profetizar.
Notas:
[1] A passagem de 1Co. 14:33b-35 não proíbe as mulheres de profetizar. Ver a discussão do Cap. 11.
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Extraído de:
GRUDEM, Wayne. O dom de profecia. Do Novo Testamento aos dias atuais. São Paulo: Vida, 2004, p.216-19.
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