sábado, 14 de maio de 2016

Nº 27




TORCENDO A ESCRITURA SOBRE O BATISMO NO ESPÍRITO 
por Vincent Cheung

“Você disse que o batismo no Espírito Santo não é arrependimento, conversão ou justificação, mas que é poder para pregação, cura, visões, sonhos, profecias e milagres. Então, como você interpretaria esses versículos? 1 Coríntios 12: 12-13, 2 Coríntios 1: 21-22, Efésios 1: 13-14, Efésios 4: 4-5 e Gálatas 5:22”

As pessoas têm torcido essas passagens a fim de atacar a doutrina bíblica do batismo no Espírito Santo. No entanto, essas passagens não contradizem a doutrina, e não são nem mesmo relevantes para o ponto específico da disputa sobre o batismo no Espírito.

1 Coríntios 12:12,13:
“Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito”

Já foi competentemente argumentado que esse versículo se refere à ação do Espírito que nos batiza em um só corpo, e não à ação de Jesus que nos batiza com o seu poder. Se tal é verdadeiro, então isso é, na realidade, uma evidência de que a doutrina do batismo no Espírito não é o mesmo que a conversão. O batismo no Espírito sempre foi creditado à Jesus, e esse texto se refere a uma operação diferente. Tornar este numa refutação à doutrina não é apenas uma má utilização do mesmo, mas é uma blasfêmia contra Jesus Cristo, rejeitando seu papel como o batizador no Espírito Santo.

No entanto, por uma questão de argumentação, vamos jogar fora esse primeiro ponto. Vamos fingir que Paulo está falando do batismo no Espírito, e vamos fingir que ele está dizendo que todos nós fomos batizados no Espírito, e vamos fingir que isso significa que a conversão e o batismo no Espírito são a mesma coisa (embora mesmo fingindo que os dois primeiros são verdadeiros, não se seguirá o terceiro ponto logicamente). Dito isso, Paulo, algumas vezes, fala como se considerasse que todos os crentes foram batizados com água. Isso significa que nós também deveríamos usar esta interpretação sobre esses versículos, onde ele menciona a fé e o batismo simultaneamente, ou onde ele se refere a eles como intercambiáveis. Isso deve significar que quando uma pessoa crê em Cristo, uma água desce do céu e molha ela, ou que essa pessoa é milagrosamente jogada na água assim que crê. Bravo.


2 Coríntios 1:21,22:
“Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir”

Ele revela ignorância e ele implora na questão quando usa esse texto contra a doutrina bíblica de que no batismo no Espírito Santo é distinto da conversão. Ele revela ignorância porque aqueles que ensinam que o batismo no Espírito é distinto da conversão também insistem que uma pessoa recebe o Espírito Santo em certo sentido na conversão (Romanos 8:16), só que o batismo no Espírito é uma operação subsequente do Espírito Santo e concede poder para o ministério. Ele implora na questão porque, para o versículo 22 ser aplicado, já deve ser assumido que a conversão e o batismo são a mesma coisa, porque senão isso só poderia estar falando sobre uma operação do Espírito na conversão como distinta a uma operação subsequente.

Então, novamente, mesmo se Paulo estivesse falando do batismo no Espírito Santo isso seria irrelevante, já que ele também assume que os crentes receberam o batismo com água. A questão é saber se há qualquer base bíblica para que conversão e batismo no Espírito sejam de fato duas coisas, e há base clara para isso, assim como há base clara para que fé e batismo com água sejam duas coisas.

Além disso, mesmo se todos esses textos estivessem se referindo ao batismo no Espírito Santo, mesmo se todos esses textos ensinassem que todos os crentes receberam esse batismo no Espírito Santo, e mesmo se todos esses textos ensinassem que a conversão e o batismo no Espírito Santo são a mesma coisa, permanece o fato de que a Bíblia ensina que o batismo no Espírito Santo confere poderes milagrosos ao cristão (Lucas 24:49; Atos 1:4-8, 2:17-18).

Portanto, aquele que afirma ser um crente e alega que a conversão e o batismo no Espírito Santo sejam a mesma coisa deve manifestar e experimentar esse poder. Caso contrário, ele é defeituoso, descrente ou, conforme requerido de sua própria doutrina, reprovado, e se dirige para o tormento eterno no fogo do inferno.

Suponhamos que Paulo e Henrique estejam sempre juntos, e suponhamos que Paulo e Henrique sejam, de fato, a mesma pessoa, e, em seguida, suponhamos ser certo que Henrique sempre tem um cão consigo. Agora, se não há nenhum cão, você não tem nem Paulo nem Henrique! Se não houver nenhum cão, a única maneira de você poder ter Paulo é se Paulo e Henrique forem duas pessoas diferentes, e se Paulo e Henrique não estiverem sempre juntos.

Assim, aqueles que usam esse texto sofrem um tiro quadrúplice pela culatra: 1. Ele mostra a ignorância quanto a posição contrária; 2. Ele implora na questão; 3. Também deve tornar a fé e o batismo com água como idênticos, e 4. Isso implica que essas pessoas são espiritualmente defeituosas, descrentes, ou mesmo não salvas e reprovadas. O primeiro ponto mostra que essas pessoas são preguiçosas e injustas. O segundo mostra que elas são estúpidos e irracionais. O terceiro mostra que elas são incompetentes e sacrílegas. O quarto mostra que elas são impotentes, sem fé, ou reprovadas.


Efésios 1:13,14:
“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória”

O texto mostra que há uma operação do Espírito na conversão, mas não mostra que há apenas uma operação do Espírito, que seja idêntica à operação chamada de batismo, ou que se pretenda conferir poder. Apenas mostrar que há uma operação do Espírito na conversão, ou que todos os crentes receberam o Espírito em certo sentido, não significa nada para o debate.

Na verdade, os pentecostais que eu conheço tendem a ensinar sobre uma operação do Espírito Santo na conversão com bem mais força e bem mais frequência do que outras pessoas. Então, depois disso, eles ensinam sobre uma operação adicional do Espírito que confere poder. Esse texto não faz nada para contradizer isso.

Se o texto estivesse, de fato, se referindo ao batismo no Espírito, e se ele estivesse realmente assumindo que todos os crentes o possuem, então, novamente teríamos a mesma situação daqueles textos que assumem que todos os crentes foram batizados com água, ou que se referem à fé e o batismo com água como se eles fossem intercambiáveis. Isso não quer dizer que a fé e o batismo com água sejam a mesma coisa.

Além disso, deve haver também alguma evidência do tipo de poder que a Bíblia diz que deve acompanhar o batismo no Espírito Santo. Se não houver tal poder, e se esse poder segue o batismo no Espírito, e se o batismo no Espírito é o mesmo que a conversão, isso deve significar que a pessoa não é convertida, e dirige-se para o inferno.

O tiro quadrúplice pela culatra se aplica novamente. Preguiçoso e injusto. Estúpido e irracional. Incompetente e sacrílego. Impotente e sem fé, ou reprovado.


Efésios 4:4-6:
“Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos”

Mesma coisa. O tiro pela culatra quadruple aplica-se novamente. Preguiçoso e injusto. Estúpido e irracional. Incompetente e sacrílego. Impotente e sem fé, ou reprovado.

Então, e daí se há apenas um Espírito? Eu nunca ouvi ninguém ensinar que recebemos um Espírito na conversão, e um Espírito diferente ao sermos batizados no Espírito. A doutrina afirma que estas são duas operações do mesmo Espírito. Assim, e daí se há um só Senhor? Assim, e daí se há um só batismo? Poderia haver três trilhões de operações do Espírito, e ainda seria um Espírito.

O que eu estou fazendo nesse mundo aqui? Por que eu tenho que explicar algo assim? Onde estou? Isso é a vida real? Estou numa pegadinha? Onde estão as câmeras?


Gálatas 5:22,23:
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”

Mais uma vez, todos aqueles que eu já ouvi ensinarem sobre o batismo no Espírito Santo ser uma coisa diferente de conversão, também insistem que qualquer um que creia em Jesus possui o Espírito Santo em um sentido.

Eles usam diferentes expressões para distinguir. Por exemplo, pode-se dizer que o Espírito vem em uma pessoa na conversão, mas vem sobre uma pessoa no batismo no Espírito Santo. A mesma pessoa pode dizer que os resultados da conversão são os frutos, e que o batismo no Espírito resulta em poder. Outro poderia usar expressões um pouco diferentes para ensinar a mesma doutrina, mas ele também diria que se tem o Espírito em certo sentido na conversão, mas que isso não é o que a Bíblia chama de batismo com o Espírito Santo.

Usar esse texto contra a doutrina de que o batismo no Espírito é distinto da conversão significa que ao assumir essa doutrina nega-se qualquer operação do Espírito na conversão. Isso é tolice, ignorância e pecado de calúnia. A doutrina não faz essa recusa. Ela afirma uma operação intensa do Espírito na conversão. O Espírito muda a natureza da pessoa, até mesmo habita nela, e dá testemunho de que ela é um filho de Deus. Em vez disso, a alegação é que, com base em outras passagens bíblicas, o batismo no Espírito continua sendo uma operação distinta e subsequente.

Se alguém concorda ou não com ela, isso é o que a doutrina ensina. Um texto que descreve uma operação do Espírito que se aplica a todos os crentes é irrelevante. Muitas operações do Espírito aplicam-se a todos os crentes, mas estas não abordam o que a doutrina afirma sobre o batismo no Espírito. Tanto os adolescentes carismáticos como não-carismáticos na minha escola entendiam isso, mas os estudiosos profissionais não. A maioria desses alunos nunca tinham sido ensinados sobre essa doutrina diretamente, mas eles inferiram os principais pontos ao ouvirem o que alguns dos outros diziam. Em algumas igrejas, até mesmo as crianças do berçário sabem a diferença, mas os teólogos de seminário não, e eles escrevem volumes inteiros para refutarem a doutrina, e alguns até mesmo tornar-se famosos por isso. Huh.

O tiro quadrúplice pela culatra se aplica novamente. Preguiçoso e injusto. Estúpido e irracional. Incompetente e sacrílego. Impotente e sem fé, ou reprovado.

Portanto, o uso dessas passagens contra a doutrina bíblica do batismo no Espírito Santo revela ignorância quanto a posição contrária, desonestidade em estudo e engajamento, incompetência na compreensão básica de leitura, incapacidade de fazer inferências elementares e argumentos lineares sem desvirtuar a questão, e a possibilidade de que estou numa pegadinha de televisão. O abuso muitas vezes resulta em calúnia e blasfêmia. Os argumentos não são apenas inválidos ou irrelevantes, mas eles também saem pela culatra, expondo incredulidade, preconceito e falta de inteligência e integridade.

As pessoas fingem serem especialistas na Bíblia, mas lhes falta a honestidade para lidarem com seus adversários e lidarem com as coisas de Deus. Elas devem ser enxotadas das discussões sobre o assunto. Se elas não vão se tornar honestas quanto a isso, não temos qualquer obrigação de deixar seu estudo de lixo desperdiçar nosso tempo.

Se você não pode contribuir com algo inteligente... se é pedir demais... se você não pode contribuir com alguma coisa, pelo menos relevante para o tema, então cale a boca. Saia. Se aposente. Seu estudo de lixo acaba se voltando contra mim e desperdiçando meu tempo. Pare de agarrar versículos aqui e ali e jogá-los em todas as direções para ver se você pode bater em alguém ou ganhar por acidente quando eles nem mesmo são relevantes para uma discordância sobre a distinção na doutrina.

Se você discorda de alguma coisa, então bata na face  mas, em primeiro lugar, você precisa encontrar a face  em vez de ficar balançando seus braços em volta dela, sem rumo, como um idiota. Deixe de ser um mero pirralho teológico. Leve a sério. Cresça.


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Extraído de:
http://www.vincentcheung.com/2015/09/07/twisting-scripture-on-spirit-baptism/

Traduzido por: Dione Cândido Jr.

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