quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Nº 41



A EXPLORAÇÃO SATÂNICA DA SOBERANIA DE DEUS
por Vincent Cheung

Quando alguns cristãos de certas tradições são confrontados com uma promessa inegável de Deus sobre algo agradável, como a cura, ou resposta à oração, ou dons do Espírito, eles dizem: Sim, mas lembre-se, Deus é soberano. Todas as promessas de Deus são sem sentido para eles, porque embora a palavra de Deus diga uma coisa, Deus sempre pode fazer algo diferente, até mesmo algo diretamente oposto.

No entanto, essas pessoas nunca aplicam isso à promessa da salvação. Eles não dizem: Sim, Deus prometeu salvar todos aqueles que têm fé em Cristo, mas agora lembre-se, Deus é soberano. Então alguém pode ter plena fé em Cristo, e mais fé do que Paulo, Pedro e João juntos, e ainda queimar no inferno. Eles nunca dizem isso. Eles condenariam tal coisa como hiper isso ou hiper” aquilo. Mas eles são hiper-hipócritas.

Em seguida, essas pessoas nunca aplicam isso à promessa do Julgamento. Eles nunca dizem: Sim, Deus prometeu que julgaria todos aqueles que rejeitam o evangelho, mas agora lembre-se, Deus é soberano. Então, alguém pode definitivamente e repetidamente rejeitar Jesus Cristo, e ainda ser exaltado ao lugar mais alto no céu. Na verdade, ele poderia até mesmo substituir Jesus Cristo, porque você sabe, Deus é soberano.

Não, eles diriam que se Deus prometeu salvar todos aqueles que têm fé em Cristo, então todos aqueles que têm fé em Cristo serão salvos. Diriam que se Deus prometeu condenar todos aqueles que não têm fé em Cristo, então certamente Deus irá condenar-los exatamente como disse. Mas quando se trata de algo agradável, diferente de salvação, de repente: Deus é soberano”, e nunca sabemos o que vai acontecer independentemente do que ele prometeu e independentemente da fé que temos.

Eles exploram a doutrina da soberania divina a fim de neutralizar as promessas bíblicas que expõem a sua falta de fé, a sua falta de inteligência, e a sua condição espiritual medíocre. Mas, uma vez que eles fazem isso, também não podem impedir que o mesmo seja feito à tudo na palavra de Deus, incluindo às promessas que eles desejam manter, às ameaças que pretendem impor, e às doutrinas que pretendem afirmar.

Se Deus é soberano pode acabar com algo de bom que Deus disse, então também pode acabar com algo ruim que Deus disse. Pode acabar com tudo o que Deus disse. Devemos crer em Cristo? Que bom! Mas Deus é soberano. Há um inferno para punir os pecadores? Ótimo! Mas Deus é soberano. O aborto é errado? ESTÁ BEM! Mas Deus é soberano. Tudo será decidido num caso-a-caso, e já não poderemos contar a ninguém o que é verdadeiro ou falso, certo ou errado. Porque Deus é soberano.

Todas as controvérsias doutrinárias tornariam-se sem sentido. Por que discutir sobre o batismo nas águas, quando Deus é soberano? Então você acredita no batismo infantil? Que bom para você... mas John Smith está isento, porque Deus é soberano. Você não acredita no batismo infantil? Mary Jane vai fazer isso de qualquer jeito, porque Deus é soberano. Você acredita que um pinguim fêmea homossexual não pode ser um ancião da igreja? Nós não nos importamos, porque Deus é soberano. Esse pinguim será legalmente ordenado” e servirá os seus biscoitos mágicos no próximo domingo.

Não existe nenhum outro tipo de teologia mais satânica do que essa.


----------
Extraído de:
CHEUNG, Vincent. Backstage. 2016, p.40-41.

Traduzido por: Dione Cândido Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário