segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Nº 56



JORNADA PARA A FÉ
por Vincent Cheung

Isso é uma grande notícia: que você está aberto para deixar o cessacionismo. As pessoas estão se despertando para o fato de que foram enganadas pela falsa doutrina e tradição, que foram roubadas das bênçãos e poderes divinos que foram comprados para nós pelo precioso sangue de Jesus. Tenho várias sugestões que podem ajudá-lo, e facilitar a sua jornada para a fé.

Não apresse a mudança. Na verdade, penso que esta é uma questão urgente. É importante que você tome essa direção imediatamente. Gostaria que você pudesse mudar inteiramente hoje. No entanto, eu prefiro que você dê um passo de cada vez, ao invés de se comprometer com alguma coisa, e depois balançar pra frente e pra trás, de um lado para o outro, entre uma opinião e outra. É urgente, e muito importante, mas, desde que você declare que já está aberto para mudar sobre o assunto, este é um bom começo.

Não olhe para as pessoas. Não olhe para o que as pessoas chamam de carismáticos, pensando que, se você deixar o cessacionismo, então você irá se tornar um desses carismáticos. Não, você não precisa ser como qualquer um. Você só precisa seguir a Palavra de Deus. Se você olhar para os carismáticos na sua investigação, talvez você ficará aborrecido, e isso poderá até mesmo afetar em como você verá a doutrina. Em primeiro lugar, você pode estar aborrecido porque foi ensinado a desprezar os carismáticos. Em segundo lugar, os carismáticos são realmente errados em algumas coisas, e porque você tem sido instruído a desprezá-los sua reação pode ser exagerado, e pode acabar sendo injusto com o que a própria Bíblia diz sobre o assunto. Os carismáticos não representam a Bíblia, e eles não me representam. Considere o que eu digo em meus próprios termos, mas especialmente seja justo com o que a Bíblia diz. Às vezes, emprego termos que os carismáticos mais odiados usam, para colocar uma pedra de tropeço diante dos que endurecem seus corações, para que, vendo, não percebam, e ouvindo, não entendam. Isso é realmente o que acontece. Por outro lado, aqueles que estão abertos à verdade prestam atenção ao contexto e ao significado, e são capazes de entender o que eu digo, e ver o que procede da Palavra de Deus.

Não discuta com as pessoas. Se você vai olhar para a doutrina dos milagres e das bênçãos de Deus, você deve dar a ela uma chance justa. Você já ouviu falar de cessacionistas. Você sabe o que eles dizem. Você pode discutir com eles depois. Eles gostam de discutir mais do que amar Jesus Cristo, então eles vão esperar por você. Muito debate neste momento provavelmente produzirá frustração, especialmente porque a maioria dos cessacionistas representam sua posição incoerentemente, e representam os carismáticos desonestamente. Não desafie os cessacionistas neste momento. Não pense que é sempre melhor discutir algo pra frente e pra trás, pra frente e pra trás, sem qualquer finalidade. Isso não é bom. Você deve gastar mais tempo pensando sobre esse outro lado primeiro. Ninguém está forçando você a aceitar qualquer coisa. Gaste seu tempo para ficar informado.

Não balance pra frente e pra trás. Se você está dando um passo em direção a fé no poder de Deus, então faça com que cada passo seja permanente. Se você não está confiante, então leve um pouco mais de tempo, mas uma vez que você deu um passo, não escorregue para trás. No entanto, não deixe que isso seja uma desculpa para delongar muito tempo. Deixe-me te lembrar que, se o cessacionismo é errado, você está em um estado de rebelião contra a palavra de Deus. Não é um lugar seguro para estar, mas não é bom querer ficar balançando pra a frente e pra trás.

Não trate isso como um fardo. Você é realmente responsável por acreditar e praticar a verdade. Se o cessacionismo está errado, e estou certo de que está, então você está com algum problema, visto que você está em oposição à palavra de Deus enquanto afirma cessacionismo. Mas a doutrina da fé e do poder de Deus não é para ser uma ameaça ou um fardo. Ela deve ser uma boa notícia. Deus está com você. Deus lhe dará poder. Deus o tornará seu colega de trabalho e o capacitará pelo seu Espírito. Deus quer ser bom para você, e você pode receber coisas boas dele pela fé. Isso é o que você deve pensar sobre isso. Eu sempre repasso isso como faço com evangelho, para aqueles que acreditam  isto é, como uma boa notícia. E para aqueles que endurecem seus corações na incredulidade e na tradição, eu faço desta doutrina um cajado de juízo. Ela expõe sua rebelião, e Deus vai mantê-los responsáveis por isso.


Não se baseie em experiências. A maioria das pessoas ao seu redor provavelmente não acredita nisso. Eles são provavelmente cessacionistas. Mesmo que você acredite nisso, talvez não tenha muita fé nesse momento, mas a operação do poder de Deus é baseada na fé. Assim, no início você pode não receber muitas experiências ou demonstrações. Você deve primeiro descobrir o que a Palavra de Deus ensina, e basear sua doutrina sobre isso apenas. Eu tive algumas experiências, mas mesmo assim baseei toda a minha fé na Palavra de Deus. Posso me deleitar em experiências que estão de acordo com a Palavra de Deus. Eu certamente dou graças quando as recebo de Deus pela fé, ou quando alguém se beneficia do seu poder, mas a palavra de Deus é o que mantém isso acontecendo, é o que nos mantém no caminho certo.

Não enfatize o termo dom. Não se limite a certas passagens populares sobre o assunto. A Bíblia quase nunca usa o termo dom para se referir à este tópico. Às vezes, é bom usar o termo por conveniência, mas tenha sempre em mente que a Bíblia não o usa muito. A Bíblia se refere a milagres em termos de Deus fazendo algo, o Espírito vindo sobre nós, a oração que recebe, quando tem fé em Deus, e assim por diante. O foco em dons distorce toda a discussão. Deus continua? A oração continua? A fé continua? Ou cessaram? O Espírito ainda vem sobre as pessoas, ou morreu juntamente com os apóstolos? Faça estas perguntas a você mesmo.

Eu não gosto de oferecer tantas sugestões negativas, mas eu vim com estas para lhe ajudar no que você me disse sobre a sua formação tradicional. Consideremos uma sugestão positiva. Imagine-se do outro lado da situação. Você pode não estar pronto para se comprometer com a fé no poder de Deus, mas você pode se imaginar com segurança, mesmo que apenas por um momento ou dois, toda vez. Imagine que o cessacionismo é falso. Então o que significaria este ou aquele versículo bíblico? Pode parecer estranho que agora a Bíblia diga o que ela realmente diz, mas tente se acostumar com isso.

E se sempre foi possível ao povo de Deus experimentar e ministrar milagres através da fé? O que explicaria a impotência de algumas pessoas na história? Cessacionistas interpretam a história como se cessacionistas estivessem corretos, mas e se eles não estão? Então há uma outra maneira de olhar a história. Ah, então eles seriam pecadores e fracassados. Os cessacionistas assumem sua doutrina, e interpretam a história por meio dela, e então assumem esta versão da história, e interpretam nossa doutrina por meio dela. Existe outra maneira de contar a história. Nós invertemos o processo. Derivamos nossa doutrina da Palavra de Deus e interpretamos a história por meio dela, e então assumimos esta versão da história e interpretamos sua doutrina por meio dela. Quando fazemos isso, expomos a devastação que o cessacionismo causou à igreja, ao mundo e à humanidade ao longo da história. Essa é a assustadora verdade que eles querem esconder de vocês e de si mesmos – e se possível, do próprio Deus.


Imagine. Se a fé e o poder nunca cessaram, então o que Deus está me dizendo agora? O que ele quer de mim agora? Como eu vou viver agora? Você verá que alguns textos bíblicos imediatamente terão mais sentido. Você não terá mais que distorcê-los ou sufocá-los. Você ouviu os argumentos do cessacionismo. Agora imagine-se do outro lado, e imagine-se atacando o cessacionismo. O que você diria? Que argumento bíblico você usaria? Como seus oponentes responderiam? Suas respostas são honestas, ou apenas mais uma rodada de trapaça e diversão?


----------
Extraído de:
http://www.vincentcheung.com/2017/01/27/journey-to-faith/

Traduzido por: Dione Cândido Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário