sábado, 4 de fevereiro de 2017

Nº 60



ONDE HÁ UMA PROMESSA, HÁ UM CAMINHO
por Vincent Cheung

Um cristão que ensina a verdade sobre as promessas de Deus quanto a cura para os nossos corpos pode enfrentar esta objeção: Se Deus cura, ou se Deus promete cura, então por que você ainda tem essa doença ou esse defeito em seu corpo? A objeção tenta contornar a Palavra de Deus para argumentar pela experiência, pelo sentimento e pela observação ao invés da fé. Os não-cristãos não entendem nada, e nós esperamos algo assim deles, mas os críticos muitas vezes afirmam serem cristãos, e eles deveriam entender melhor. Eles conhecem a resposta pra isso, mas eles estão cegos pelo preconceito. Eles odeiam tanto a Deus por causa de uma cura promissora que descartariam o raciocínio elementar do evangelho para atacar aqueles que têm fé nele. Se alguém fizesse uma objeção semelhante a respeito de outro aspecto da vida cristã, eles sorririam e anulariam o desafio em poucas palavras. Eles nunca precisariam argumentar pela experiência para resolver tal ponto. Se a doutrina da cura estivesse errada, então poderíamos notar isso pela Palavra de Deus, sem recurso à experiência. Mas essa objeção muitas vezes aparece depois que as promessas de cura foram apresentadas. As próprias promessas são postas de lado à medida que elas levam a questão.

A Bíblia diz: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1 Coríntios 10:13). Há sempre uma maneira de escapar da tentação. Há sempre um caminho para se evitar o pecado. No entanto, eu não diria a um pregador: Se Deus promete nos mudar, e se ele promete sempre providenciar uma saída quando somos tentados, então por que você ainda peca às vezes? A doutrina deve ser falsa!” Eu nunca diria isso, e eu nunca iria rejeitar a doutrina assim, pois eu não sou um idiota. Posso ler a Bíblia. Eu não preciso depender do exemplo desse pregador. Eu não sou salvo pela impecabilidade desse pregador, mas pela impecabilidade de Cristo. Se eu posso tirar proveito das promessas de Deus, eu posso fazer melhor do que esse pregador que me ensina.

Você já pecou, ​​alguma vez? Se Deus promete um escape, por que você não escapa? A Bíblia está errada, ou a doutrina é falsa, porque você às vezes peca? Deus fornece um caminho para sairmos de cada tentação, mas você escapa toda vez? Por que não? É porque a Bíblia realmente não ensina isso? Não, esta não é a razão. Vocês peca, porque quer pecar! Como diz a Bíblia: “Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte” (Tiago 1:14-15). Você peca, porque você abraça o pecado e segue a tentação. Não se torne ainda mais desprezível culpando a Deus por tudo, ou tentando negar as suas promessas. E se você não lança a culpa sobre Deus, ou se você não nega que foi ele forneceu um caminho para se sair de cada tentação, então por que você faria isso quando se trata de uma doença, quando Deus também faz promessas para a sua cura? Por que você faria isso, a menos que houvesse maldade em seu coração?


O mesmo raciocínio do evangelho se aplica à cura. Não estou olhando para um pregador a fim de receber a cura, mas para Deus. Um pregador que não alcançou a santidade perfeita ainda pode falar comigo sobre santidade e orar para que eu cresça em santidade, assim, um pregador que não recebeu a cura perfeita ainda pode orar para que eu receba a cura. Não tropeçamos nas falhas uns dos outros, porque ambos estamos olhando para Deus pela fé. A pior pessoa é aquela que nega que Deus providencie um caminho para se escapar da tentação apenas porque um pregador não alcançou a perfeição na santidade. Mais do que um desafio para tal pregador, isso seria um ataque à integridade de Deus. Por outro lado, aqueles que se humilham sob a Palavra de Deus usarão a doutrina para edificar suas forças. Eles sabem que sempre há esperança quando eles enfrentam a tentação. Para eles, a experiência imperfeita não é uma base para rejeitar as promessas de Deus, mas para falar ainda mais sobre elas. Do mesmo modo, uma experiência incompleta da cura não serve de base para rejeitar as promessas de Deus, mas é uma razão para falar ainda mais sobre elas, para que possamos crescer na fé e no conhecimento e, depois, na nossa experiência.

Você provavelmente não sabe o quanto Deus já transformou uma pessoa, e você está apenas vendo algumas falhas que permanecem. É claro que você ainda pode repreender alguém por seus pecados, mas você não pode repreender a Deus por fazer suas promessas. Em vez de incitar alguém a duvidar da palavra de Deus, você deve ajudá-lo e orar por ele, para que as promessas de Deus continuem a terem efeito sobre ele. Você não iria exortá-lo a se agarrar nos seus pecados apenas porque irá pecar de qualquer jeito, mas você iria exortá-lo a se agarrar nas promessas de Deus, porque elas sempre fornecem um escape do pecado. Este é um excelente pensamento evangélico. Então por que você faria o oposto quando se tratasse de cura, visto que Deus também fez promessas para a cura do corpo? Há algo de errado com você.

Você provavelmente não sabe o quanto Deus já curou uma pessoa. Ele provavelmente tinha um câncer além de diabetes e artrite quando inicialmente aprendeu acerca das promessas de Deus sobre a cura, mas agora a única coisa que resta são flácidas lesões que ele adquiriu há alguns anos. Não despreze as promessas de Deus por causa disso. Não ponha alguém para baixo por causa disso. Qual é o seu problema? Você deve ajudá-lo e orar por sua cura completa, para que ele se torne um testemunho ainda melhor do poder e da graça de Deus. Você pode também não saber das situações dramáticas em que Deus curou as pessoas por meio dele enquanto orava.

Você pode não saber de outra coisa. Se você olhar para uma foto antiga de alguém que possui uma confissão consistente da cura pela fé em Cristo, você pode achar que tal pessoa não envelheceu por décadas, ou você pode achar que agora aparente ser ainda mais jovem do que era há vinte anos atrás. Isso pode ter acontecido com Sara. Aos sessenta e cinco anos, ela era tão bela que até um rei a desejava e queria tomá-la para si (Gênesis 12:14-15). Quando Moisés tinha cento e vinte anos de idade, seus olhos não eram fracos e a sua força não tinha acabado (Deuteronômio 34:7). Calebe era tão forte quando tinha oitenta e cinco anos como quando tinha quarenta anos (Josué 14:10-11), e exigiu entrar em batalha para conquistar o que Deus tinha prometido a ele. Sem desculpas. Apenas fé.

Somos filhos de Abraão pela fé em Jesus Cristo, e herdamos as mesmas promessas. Estas são promessas que podem suspender o tempo no corpo, e até mesmo voltar o tempo. Isso se torna um tempo extra para servir a Deus e às pessoas, tempo para você desfrutar do conhecimento e da bênção de Deus. Mas isso não acontecerá com você se você continuar tentando enganar aqueles que pregam sobre a fé e a cura pela Palavra de Deus. Você está apenas se condenando e se machucando a si mesmo. Em vez de se agarrar a doença, tome outro caminho. Tome a cura pela fé nas promessas de Deus.

Só porque algo está acontecendo  algo como uma tentação ou uma doença  não significa que Deus quer que você vá junto com ela. Você precisa descobrir o que Deus lhe diz para fazer com isso. A tentação acontece, mas Deus quer que você a supere. Ele fez um caminho para escape, de modo que sempre há uma saída. Você não tem que sucumbir no pecado. Deus quer que você odeie e combata o pecado. A doença acontece, mas Deus quer que você a vença pela fé. A Bíblia diz que os líderes da igreja devem lutar com você. Eles fazem isso? A Bíblia diz que a oração que vem da fé curará o doente, e o Senhor o levantará. Se alguém tropeça e comete um pecado, você não vai empurrá-lo ainda mais nessa direção, você vai? Espero que você o empurre para a direção da santidade. Então, quando alguém tem uma experiência imperfeita de cura, por que você usaria isso para convencê-lo de que não existe cura para ele, e empurrá-lo na direção da doença ou da rendição? Você deve empurrá-lo mais ainda para a fé no poder da cura de Deus.

Assim, a objeção não enfraquece os cristãos que não alcançaram uma experiência perfeita ou que não exerceram um ministério perfeito, mas, ao invés disso, expõe as más intenções daqueles que levantam a questão contra a doutrina da cura. Isso demonstra que eles tentam se esquivar de um ensinamento explicitamente bíblico, e demonstra que eles não têm a capacidade de fazer aplicações básicas a partir do evangelho.


----------
Extraído de:
http://www.vincentcheung.com/2016/06/15/where-there-is-a-promise-there-is-a-way/

Traduzido por: Dione Cândido Jr.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Verdade, Edu, meu amigo. É um texto que nos convida a se concentrar nas promessas de Deus ao invés de se concentrar nas experiências dos homens e no que eles conseguiram alcançar. Deus é bom!

      Excluir