segunda-feira, 13 de março de 2017

Nº 63



QUAL É MAIS FÁCIL?
por Vincent Cheung

Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, respondeu, e disse-lhes: Que arrazoais em vossos corações? Qual é mais fácil? dizer: Os teus pecados te são perdoados; ou dizer: Levanta-te, e anda?  Lucas 5:22,23

A teologia bíblica  não apenas a teologia bíblica, mas aquela abordagem de interpretação que é chamada teologia bíblica  interpreta o texto da Escritura no contexto do plano de redenção de Deus por meio de Jesus Cristo. Isto é apropriado, mas nas mãos da incredulidade torna-se uma desculpa para neutralizar o que as passagens individuais realmente afirmam, porque sempre se pode  de maneira ilegítima, naturalmente  apelar ao propósito abrangente da redenção para destruir o significado mais estreito de um texto.

Um livro recente sobre teologia bíblica descreve um incidente em que o autor estava falando com algumas crianças na igreja. Ele ensinou sobre um relato bíblico de cura milagrosa e praticamente intimidou uma criança a confessar que o milagre não era o ponto do texto, mas que o ponto era realmente sobre alguma preocupação mais ampla com relação a Cristo e sua obra de redenção. No entanto, para aquele homem doente do texto a cura era muito do ponto, e Jesus não lhe disse que a cura não era o ponto, mas ele lhe concedeu a cura de modo que pensou ser um ponto suficiente para fazer aquilo ao homem. E para um doente que lê a Bíblia hoje, a cura também é muito importante, mesmo que não seja o único ponto ou o ponto mais importante.

Quando há um ponto maior a ser compreendido a partir de um texto, o que é declarado pelo texto não se torna repentinamente insignificante. Quando Jesus falou sobre pardais, seu principal ponto não era sobre pardais, mas o que ele disse sobre os pardais ainda permanece verdade para esse dia, tanto que poderíamos fazer um ponto com eles mesmos. Poderíamos apontar que Deus regula a vida dos pardais sem mencionar o que isso implica em seu relacionamento conosco, porque esse ponto sobre os pardais é verdadeiro por si só, e pode permanecer por si só (Mateus 10:29). Se um relato bíblico da cura milagrosa promove um ponto maior sobre Jesus Cristo, a passagem ainda é inteligível em si mesma. É ainda sobre a cura milagrosa, e cura milagrosa ainda é um tema legítimo que pode ser discutido com base no texto.

Embora possa levar vários anos para igrejas e seminários exorcizarem a compreensão básica de leitura de uma pessoa, essas instituições são persistentes e bem-sucedidas em fazer as pessoas desaprender habilidades intelectuais para que possam aceitar o absurdo total. Na verdade, é estranho que quando a Bíblia se refere a cura do corpo e a salvação da alma como se estivessem agrupadas e como se cumprissem as mesmas profecias (Mateus 8:17; 1 Pedro 2:24; Tiago 5:15-16), os pregadores e teólogos desejam separá-las e até mesmo espiritualizar a cura do corpo pela salvação da alma, e então forçar a cura até que seja absorvido pela salvação. E quando a Bíblia se refere a conversão à Cristo e a recepção do Espírito como bênçãos e eventos distintos, os pregadores e teólogos desejam combiná-las, e forçar a recepção do Espírito para que seja absorvida pela conversão.

Eles mantêm separado o que a Bíblia agrupa, de modo que isso possa disfarçar sua oposição ao poder da cura de Deus, e eles agrupam o que a Bíblia mantém separado, para que eles possam disfarçar sua oposição à plenitude do Espírito. Então, com as ferramentas de sua erudição, eles intimidam e envergonham as pessoas para seguirem o seu programa teológico e eclesiástico. Mesmo as crianças pequenas não são poupadas. Elas não teriam permissão de correrem para Cristo por todas as suas bênçãos. Sua fé para receber o Cristo dos Evangelhos e receber o Espírito de Atos não será tolerada. Seja o que for preciso, sua fé será educada a partir deles.

Contra tudo isso, se você se apegar somente a Cristo, encontrará nele a liberdade das doutrinas dos homens e da pressão de se conformar à descrença e tradição. Quanto ao modo como devemos respondê-los, o que é mais fácil dizer: Volte da sua incredulidade, ou dizer Que sua incredulidade arda com você? Mas para que todos saibam para onde a descrença leva, digamos: Afasta-se da sua incredulidade, para não se queimar com ela.


----------
Extraído de:
http://www.vincentcheung.com/2012/06/07/which-is-easier/

Traduzido por: Iury Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário