quarta-feira, 7 de junho de 2017

Nº 71



CESSACIONISMO E DANAÇÃO
por Vincent Cheung

Eu vejo milagres

Você me contou sobre os cessacionistas que te desafiaram, dizendo: Quantos milagres de cura você já viu? Quantas profecias você já viu?” Nós podemos responder que já vimos algumas coisas. Mas nós não só vimos milagres de cura e de profecia, nós os realizamos pelo poder de Deus.

O primeiro milagre da cura que eu presenciei foi feito através das minhas mãos, na primeira vez que preguei. Antes desse dia, eu tinha lido sobre os milagres na Bíblia, e tinha ouvido a respeito de milagres que outras pessoas haviam experimentado, mas eu nunca tinha visto um. Eu acreditava na promessa da Bíblia de que Deus iria realizar milagres através de mim pelo nome de Jesus, então eu fui em frente e fiz isso. 

Eu estou ciente de que Deus condena o falso testemunho, e eu insisto que eu estou dizendo a verdade sobre isso.

Eu vejo danação

Esse desafio revela uma realidade alarmante nos cessacionistas. Como eles podem acreditar nos milagres registrados na Bíblia se eles não podem acreditar nos milagres prometidos pela Bíblia? E isto não se aplica somente aos milagres, mas a tudo que está na Bíblia. Se eles não podem acreditar nas promessas bíblicas sem que antes as vejam acontecendo, então eles não podem acreditar nos registros bíblicos, visto que não os viram acontecer. A conclusão inevitável é de que eles não podem acreditar em Jesus Cristo, ou mesmo no Evangelho. Portanto, eles não podem ser salvos. Eles permanecerão em seus pecados e queimarão no inferno.

O desafio é auto-condenatório. Poderia ser até uma indicação do fato de que eles nunca aceitaram o Evangelho em primeiro lugar; de que eles estavam fingindo o tempo todo. Mesmo se eles não fossem condenados devido ao seu cessacionismo propriamente dito, o seu cessacionismo sugere que eles sempre foram condenados. Se eles se recusam a se afastar do seu cessacionismo, tampouco nós vamos recuar da conclusão lógica de que eles são reprovados. Se eles não se arrependem e se afastam, então não há necessidade de discutir o cessacionismo mais, porque eles não são salvos. Eles precisam é de acreditar no Evangelho, ou irão queimar no inferno.

Você está me dizendo que os cessacionistas não são salvos? NÃO. Eles é que estão dizendo que não são salvos, e estão te obrigando a concordar com eles. Na verdade, embora o desafio chame a atenção por conta da sua incredulidade, podemos afirmar o mesmo ponto contra todos os cessacionistas que não emitiram esse desafio. Se eles não podem acreditar nas promessas bíblicas, então, como eles podem acreditar nos registros bíblicos? Eles não podem. Não há como evitar isso. Logicamente, eles não podem aceitar um e rejeitar outro. Se eles desejam privar o Espírito Santo de nós, então nós privaremos Jesus Cristo deles. Se eles querem cessar os nossos milagres, deixaremos as suas almas fritarem. Este é o acordo. É isso que eles estão enfrentando.

Eu vejo contradição

Como você mencionou, você recebeu este desafio até mesmo daqueles que se vangloriam do slogan Sola Scriptura. Claro, eles são uns mentirosos, pois se eles retivessem a apenas a Escritura, eles não exigiriam evidências da experiência para que então pudessem acreditar numa doutrina da Escritura. Se a Escritura ensina tal doutrina, então eles devem acreditar neste ensino, mesmo que ninguém mais esteja fazendo isso. Se a Escritura refuta tal doutrina, então a experiência é irrelevante. Porém, eles ainda argumentam a partir da própria experiência. Como Jesus disse: “Esta é uma geração perversa. Ela pede um sinal miraculoso, mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal de Jonas” (Lucas 11:29). É irônico que os cessacionistas estejam usado este slogan contra os carismáticos. Os carismáticos não ficam procurando ver milagres para que possam acreditar em milagres, ao invés disso, eles já acreditam em milagres, e esperam vê-los porque já acreditam. Em contraste a isto, os cessacionistas se recusam a acreditar na Palavra de Deus, mas exigem sinais da parte dos carismáticos para que possam acreditar nela. Assim, a repreensão de Jesus se aplica aos cessacionistas, e não aos carismáticos. Os cessacionistas são uma geração má, um povo perverso. No juízo, aqueles que tiveram menos acesso à Palavra de Deus, mas que, mesmo assim, ainda acreditaram nas promessas dos milagres do Evangelho, irão se levantar e condenar os cessacionistas (Lucas 11:31-32).

A contradição é ainda mais flagrante entre os cessacionistas que alegam tomar a Escritura como sendo o seu primeiro princípio, e deduzir todo o restante da sua cosmovisão a partir dela, rejeitando como fonte de conhecimento coisas como sensação ou intuição. De fato, este é o único método sadio de teologia e filosofia, entretanto, eles dizem uma coisa e fazem outra. Sua cosmovisão é, na realidade, um sistema humano que se impõe à Escritura, não um sistema que foi deduzido da Escritura. Desde o início eles já assumiram o que deve ser tido como verdadeiro ou falso, possível ou impossível, a parte daquilo que as próprias Escrituras realmente dizem. É uma filosofia pessoal que eles usam a Bíblia para sancionar; uma filosofia que se esconde sob a Bíblia, como se fosse proveniente da Bíblia. Diante da sua reivindicação acerca de como o seu sistema deve ser produzido, isso torna tal cosmovisão numa das escolas de pensamento mais hipócritas em comparação a muitas outras.

Geralmente, eles iniciam um debate por causa de seus credos e de seus teólogos favoritos, ao invés de fazer isso por causa da Escritura. Eles produzem argumentos elaborados a partir das suas confissões e autoridades históricas, mas não conseguem produzir o seu caso a partir da Bíblia. Assim, eles se condenam. Se eles realmente deduzissem as suas crenças a partir da Escritura, então eles concluiriam que aquele que tem fé pode realizar as mesmas obras que Jesus realizou, e até obras maiores. Se eles realmente deduzissem as suas crenças a partir da Escritura, então eles concluiriam que aquele que tem o Espírito Santo poderá receber visões, sonhos e profecias, e poderá experimentar todo os tipos de sinais e maravilhas. Embora a Bíblia ensine tais coisas, eles não chegam a essas conclusões, porque essas coisas foram rejeitadas desde o princípio, desde quando eles se aproximaram da Escritura com o seu método filosófico pessoal, completamente separado do que as Escrituras realmente dizem. Eles alegam estarem apenas deduzindo a verdade bíblica, mas eles já decidiram o que poderão deduzir da Bíblia a parte do que a Bíblia diz. A verdade é que eles não têm fidelidade à Cristo, e que desejam explorar a sua credibilidade para avançar na sua própria filosofia. Se eles fossem tão rigorosos num apelo exclusivo à Escritura, os cessacionistas estariam condenados quando afirmassem defender as Escrituras, e especialmente quando apelassem à experiência.

Eu vejo degradação

Eu vi as promessas de Deus na Escritura. Se os cessacionistas consideram a Escritura como insuficiente, e me obrigam a lhes dizer o que eu vi fora da Escritura, então posso lhes dizer que também vi Deus cumprir as suas promessas. Eu vi milagres. Eu os tenho ministrado na cura e na profecia.

Mas eu também vi outras coisas. Eu vi os cessacionistas. Eu vi a sua incredulidade, a sua arrogância, a sua hipocrisia e as suas desculpas. Eu vi a sua tolice e a sua incompetência, a sua corrupção espiritual. Eu vi pessoas que precisavam destas coisas que Deus as prometeu, mas que, de alguma forma, permaneceram presunçosas e não possuíam fé para recebê-las. Eu vi a existência degradante em que elas viviam Coram Deo  tudo o que elas possuem são slogans religiosos.

Eu vi o poder do Evangelho de Jesus Cristo, que transportou as pessoas do império das trevas para o reino do Filho amado de Deus. E também vi aqueles que carregavam a bandeira de Cristo, e que viviam sem o seu poder dele por conta da sua própria incredulidade. É uma visão muito patética e deplorável. E então, eles nos questionam? Estas são as mesmas pessoas que nos desejam dar uma palestra sobre teologia, e que nos desejam ensinar uma coisa ou duas sobre a vida. NÃO, OBRIGADO.

Eu vejo Jesus

O que eu vi? Eu vi Jesus Cristo na Escritura, e ainda agora essa visão gloriosa está diante de mim. Eu vejo o Jesus que promete milagres: “Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai (João 14:12). Eu vejo o Jesus que faz milagres: “E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho” (João 14:13). Os cessacionistas demandam de nós: Escritura ou nenhuma Escritura, se nós vermos os milagres então nós acreditaremos. Alguns deles os verão em nosso ministério. Mas, Jesus nos responde: “Não lhe falei que, se você cresse, veria a glória de Deus?” (João 11:40). De fato, enfatizamos para aqueles que experimentaram os milagres de que a sua confiança e o seu foco sempre deve permanecer na Palavra de Deus, no Evangelho de Jesus Cristo. Isso é algo que os cessacionistas não aprenderam, é algo que eles se recusam a fazer, para a sua própria destruição.

Eu me alegro de que somos livres para prosseguir na fé que Jesus Cristo nos transmitiu. Este é o mesmo Evangelho e ainda mais, em vez da heresia do menos ou nada. Jesus é o autor e o consumador da nossa fé. Não precisamos começar com Jesus e terminar com algum teólogo picareta. Ninguém pode manter a nossa fé sob escravidão, a menos que deixemos. No entanto, mesmo que os cessacionistas sejam uma geração má, um povo perverso, a sua incredulidade nos faz lembrar sobre várias questões importantes:

Primeiro, a sua incredulidade nos faz lembrar que existe uma falsa profissão de fé. Um homem pode alegar crer em todas as doutrinas verdadeiras, até que ele se depara com uma que lhe exige pôr sua fé em ação. Ele vai bater no seu peito. Ele vai se gabar da sua ortodoxia histórica. Ele vai cuspir slogans como Sola Scriptura, Solus Christus e Coram Deo. Contudo, a Escritura ensina uma doutrina que, além de toda conversa, exige que ele acredite que algo aconteça, algo humanamente impossível, algo em público. E ele se encolhe novamente. Então, ele resolve atacar as pessoas que falam sobre isso e que realizam isso. Como podemos evitar a conclusão de que a sua fé é falsa? O cessacionismo é a desculpa para se professar a fé em Deus sem ter a necessidade de se possuir a fé em Deus. Se os cessacionistas querem nos fazer assumir que eles têm fé, então eles devem ao menos esconder a sua incredulidade de nós, ao invés de serem presunçosos e insistentes sobre isso.

Em segundo lugar, a sua incredulidade nos faz lembrar que devemos continuar sendo praticantes da Palavra de Deus, e não apenas ouvintes. Precisamos ser praticantes da Palavra, e não apenas debatedores da Palavra. Jesus passou mais tempo ensinando e curando as pessoas do que debatendo com os fariseus sobre como ensinar e curar as pessoas. Uma vez que a Bíblia nos promete milagres, curas e profecias, então devemos realizar milagres, curas e profecias. O ministério dos milagres não é um apêndice opcional ao Evangelho no qual podemos sempre debater mas nunca agir. Devemos fazer o que a Bíblia nos diz, e receber o que a Bíblia nos diz. Esses milagres devem realmente acontecer. Muitas pessoas estão mais interessadas em debater sobre a verdade enquanto ignoram a verdade de que devem acreditar e obedecer a verdade. Podemos tomar uma pequena quantidade de tempo para lidar com isso, mas nunca devemos nos tornar como eles.

Em terceiro lugar, a sua incredulidade nos faz lembrar que devemos promover muito mais a doutrina bíblica do ministério de milagres e, se possível, com todos os recursos que possuímos. Nós fomos muito leves em nossa retórica e em nosso esforço contra o cessacionismo. Nós não atacamos e condenamos os cessacionistas o suficiente, e não fomos bastante duros para com eles. Muitos de nós ainda não perceberam o mal e o perigo desta heresia satânica. Devemos alterar a política da igreja para resolver o problema aquele que dissemina ativamente a incredulidade na congregação deve ser excomungado. Não fomos suficientemente agressivos em nossa busca por uma agenda miraculosa como Jesus Cristo. Mesmo aqueles que praticam um ministério de cura geralmente se limitam à igrejas e reuniões, onde podem contar com uma atmosfera de fé. Na verdade, o próprio Jesus exerceu um ministério de milagres que principalmente beneficiava aqueles que vinham até ele com fé  não era algo que ele fazia apenas para se promover  porém, ele também se apresentou em várias situações. Nós podemos começar entre aqueles que possuem fé, mas depois os milagres devem se espalhar pelas ruas, onde podem ser ainda mais visíveis e ainda mais amplamente divulgados.


----------
Extraído de:
http://www.vincentcheung.com/2017/05/10/cessationism-and-damnation/

Traduzido por: Dione Cândido Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário