sábado, 20 de maio de 2017

Nº 65



CESSACIONISMO: AS CISTERNAS ROTAS
por Vincent Cheung

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas”  Jeremias 2:13.

Minha afirmação quanto ao expansionismo visa abordar apenas o debate entre cessacionismo e continuísmo. Ambos estão errados, embora o cessacionismo seja bem pior. O cessacionismo é uma rejeição pura e simples do evangelho. O continuísmo, ao permitir que este grupo anti-evangélico defina os termos para a doutrina, não se torna um compromisso evangélico. Jesus ordenou a expansão, não a continuação.

A doutrina do evangelho é de que mais e mais pessoas devem exercer o poder miraculoso da fé, pelo Espírito, em nome de Jesus Cristo, e que este poder deve aumentar de geração em geração. O cessacionismo é contra isso. O continuísmo é inadequado para representar isso. O continuísmo é muito coxo em comparação aquilo que o evangelho realmente ensina.

Quanto à sua pergunta, se você quiser relacionar isso à Teonomia e Reconstrucionismo, então, meu primeiro comentário seria de que todo teonomista e reconstrucionista que é cessacionista também é um mentiroso e um hipócrita. Se você quiser aplicar a lei de Deus à humanidade e reconstruir a sociedade de acordo com a Palavra de Deus, então você deve fazer isso com o evangelho, e o evangelho é como eu disse acima  expandindo a participação e a magnitude da mensagem salvadora, e do poder miraculoso, pelo nome de Cristo.

O teonomista e reconstrucionista cessacionista  como qualquer outro cessacionista  não está realmente interessado em estender o reino de Cristo, mas em implementar a sua própria filosofia pessoal no que se refere a um bom funcionamento da sociedade. Ele quer moldar a sociedade a sua própria imagem – talvez uma filosofia política conservadora rotulada de cristã  mas não a imagem de Cristo.

Um programa que procura mudar a sociedade por meio de Jesus Cristo deveria pregar o evangelho, curar os doentes, expulsar os demônios e profetizar, antes mesmo de pensar em controlar a política, a educação, etc. Se houver alguma legitimidade para a Teonomia e o Reconstrucionismo, então ela deve conter um aspecto do expansionismo – estendendo o reino de Deus com poder espiritual e miraculoso.

A maioria dos teonomistas e reconstrucionistas são cessacionistas. Por isso, eu não acho que eles devam sequer falar sobre esse tema, ou sobre como eles podem transformar a sociedade. Eles abandonaram Jesus Cristo, o manancial de águas vivas, e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rotas, que não podem conter água. Este deve ser o epitáfio de cada cessacionista.


----------
Extraído de:
CHEUNG, Vincent. Fulcrum. 2017, p.66.

Traduzido por: Dione Cândido Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário